FÓRUM CLUBE S2000 PORTUGAL

Início | S2000 | Dicas Técnicas

Testes a diferentes medidas de jantes e pneus

A troca das jantes é uma das alterações que se normalmente se efectuam num carro. Normalmente, opta-se por jantes de diâmetro maior. Mas será que essa escolha vai ter alterações no comportamento e nas performances do carro?
Os ganhos em termos estéticos compensam por si só ou ganha-se mais alguma coisa nessa troca?
Qual a dimensão que melhor se adapta a cada carro?

Para tentar esclarecer melhor este tema, recorremos a um teste efectuado pela revista Option Auto, a várias medidas de jantes e Pneus num Golf 4 GTI 1.8T. O carro vem de origem com jantes de 16'' e os testes consideraram ainda a medida de 15'' e de 17'' com duas larguras diferentes. As jantes são BBS de vários modelos e os pneus usados foram continental Eco Contact para 15'' e Sportcontact para os restantes. De seguida transcrevem-se os resultados obtidos...

Tabela 1 - O diâmetro do pneu mantém-se igual o que não vai trazer nenhuma alteração ao nível do velocímetro. As diferenças de peso já são significativas, havendo diferenças de 3,67 kg entre a mais leve e a mais pesada!

Tabela 2 - Aqui as diferenças são significativas! A distância em travagem é muito menor com larguras e diâmetro maior da jante. Em seco, existem 6 metros de diferença entre as jantes 15'' e as 17'' de diâmetro, suficiente para se tomar a decisão de optar pelas 17''.

Tabela 3 - Nesta tabela mede-se a velocidade em que o pneu perde o contacto com o asfalto sobre uma pista molhada. As diferenças não são muito grandes, embora se note um comportamento melhor do pneu mais estreito como seria de esperar.

Tabela 4 - Ao nível das performances, o maior peso das rodas com jantes de 17'' penaliza um bocado os tempos tanto em aceleração como em reprises. No entanto é interessante verificar que até aos 120km/h têm vantagem graças à sua largura superior que garante uma maior motricidade. As diferenças registadas no circuito de Hockenheim são mínimas, mas mais significativas são as diferenças em circuito sinuoso molhado. Aqui as transferências de massa são grandes e os pneus de maior largura favorecem as trajectórias, têm maior aderência e favorecem a pilotagem, contudo, quando perdem a aderência não pedem licença! Com um pneu mais alto, somos "avisados" com mais antecedência.

Conclusões: para o Golf GTI o melhor compromisso é a jante 7.5x17'' com pneus 225/45 - 17. Perde-se em conforto e performances em relação ao de origem, mas ganha-se muito em termos de agilidade, comportamento em curva e sobretudo em travagem, para não se falar ao nível da estética. Estes resultados servem essencialmente para comparar diferentes medidas de jante e pneu.

Para o seu carro, embora os valores não sejam os mesmos, os resultados aplicam-se perfeitamente e seriam próximos qualquer que fosse o carro.






TABELA DADOS
Todos os direitos reservados. Clube Honda S2000 Portugal. Copyright 2008. ©
Desenvolvimento e Design: iconO2 [www.iconO2.com]