FÓRUM CLUBE S2000 PORTUGAL

Início | Eventos | Eventos 2009

Um breve olhar sobre Peso da Régua

Peso da Régua

Situado na margem do rio Douro, Peso da Régua, também conhecido de uma forma abreviada por Régua, prepara-se para receber a caravana do VIII Encontro Nacional do Clube Honda S2000 Portugal.
Fazendo um pouco o enquadramento geográfico, Régua é uma cidade portuguesa no Distrito de Vila Real, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 9 353 habitantes.
A cidade em da Régua tem 2 Freguesias urbanas da cidade: Godim e Peso da Régua.
É também sede de um pequeno município com 96,12 km² de área e cerca de 18 000 habitantes, subdividido em 12 freguesias.
O município é limitado a norte pelos municípios de Santa Marta de Penaguião e Vila Real, a leste por Sabrosa, a sul pelo Rio Douro, a sudoeste por Mesão Frio e a oeste por Baião.
O concelho foi criado em 1836 por desmembramento de Santa Marta de Penaguião, e foi elevado a cidade em 1987. É também conhecida como a capital internacional do vinho e da vinha.

Terra de grandes nomes entre os quais o médico e escritor João de Araújo Correia, Ferreirinha, Antão de Carvalho, entre outros nomes de grande importância local e nacional.

Dirigir o olhar para lugares como Peso da Régua é uma forma de levar locais como este para o centro das atenções do mundo.
Ganharão com isso todos os reguenses e todos os que visitam Peso da Régua, querendo admirar e tocar de perto uma paisagem e uma realidade que enchem a alma.

À descoberta dos mistérios do Vinho do Porto

O reconhecimento nacional e internacional do valor e da qualidade incomparável do vinho generoso, caracterizado como um fiel reflexo da nossa cultura e da nossa personalidade como um povo, tenta-nos a partilhar com todos uma história viva, uma história que pretende revelar os aspectos mais envolventes da forma como nos relacionamos uns com os outros, com as coisas e com o nosso vinho.
Pressentimos que o melhor caminho é sempre em frente e que devagar se vai ao longe. Mas calma, que o vinho ensina-nos a lição de arranjar tempo para o apreciarmos. Um porto velho ensina-nos o exercício da paciência.
Da Natureza: Terra e Sol. Mais a alquimia que há no tempo que passa e no génio humano, que transforma uvas em requintada tradição. Filho da terra e do sol, o vinho educa-nos o gosto, liberta-nos o espírito, ilumina-nos a inteligência.
Pela segunda vez, a vida do Clube Honda S2000 Portugal cruza-se com o Marquês de Pombal, que em 1756 promoveu a primeira demarcação na região do Douro.
Considerada como uma das mais grandiosas e belas paisagens vinhateiras do mundo, o Douro apresenta-se como um anfiteatro gigante de xistos e videiras.

O Vinho do Porto nos anais da história

O Vinho do Porto foi bebido durante a batalha de Trafalgar e saboreado por Nelson; levado pelo General Soult, foi bebido por Napoleão e Josefina, no palácio de Malmaison; foi bebido por Wellington antes de começar a batalha de Waterloo e no fim para festejar tão importante vitória; era muito apreciado por Catarina da Rússia na sua corte. Da Casa do Canto, na freguesia da Cumieira, foi engarrafado um vinho da pipa da Meca, nome esse de uma criada que sorrateiramente o ia beber, para as comemorações da prisão do Régulo Gungunhana; Gago Coutinho e Sacadura Cabral, na sua viagem heróica de avião para o Brasil, levavam na sua bagagem uma preciosa garrafa deste néctar; na Conferência dos Quatro em Munique, onde se encontraram Chamberlain, Daladier, Hitler e Mussolini, também se bebeu; Winston Churchill bebia-o regularmente; o famosíssimo vinho do Porto é o único servido pessoalmente pelos membros da família real inglesa e sempre pelo lado esquerdo... pelo lado do coração.


Tal como qualquer uma das ilustres “figuras históricas”, ficará naturalmente registado na História, por direito próprio, que os participantes do Encontro Nacional, saborearam, neste encontro histórico, um Vinho do Porto que marcará pelas melhores razões, as nossas memórias com as imagens do VIII Encontro Nacional.

















Todos os direitos reservados. Clube Honda S2000 Portugal. Copyright 2008. ©
Desenvolvimento e Design: iconO2 [www.iconO2.com]